Prática Forense Civil e Redação Forense da Petição Inicial
Hoje decidimos postar mais uma dica de Prática Forense Civil. Essa, todavia, tem como propósito fomentar ideias acerca da Redação Forense, nomeadamente aplicada à petição inicial cível.
Não é preciso delongas para ressaltar que a petição inicial tem destacada relevância processual. Afinal de contas, quando o advogado peticiona, está, verdadeiramente, tentando convencer o juiz de que sua pretensão jurisdicional merece ser acolhida.
Confira, também, um infográfico que produzi, no qual trato desse tema.
Daí que, não raro, escutamos que a petição inicial é uma das peças processuais mais importantes para o desfecho da causa.
Assim, com este vídeo, pretendemos adicionar novas ideias aos colegas advogados, máxime aos recém formados, assim como aos acadêmicos de Direito, que irão prestar o Exame de Ordem.
Nesse contexto, a narrativa dessas dicas traz à tona temas como:
- as premissas maior, menor e a conclusão;
- a redação do parágrafo jurídico;
- a necessidade de inserir a ideia-núcleo(ou ideia-chave) no parágrafo introdutório;
- os elementos de ligação que auxiliam a concatenar as ideias entre os parágrafos jurídicos.
Confira o vídeo
Duração de: 36:16
Prezado professor, boa tarde.
Assisti o seu vídeo com dicas sobre Prática Forense Civil e Redação Forense da Petição Inicial.
Gostei muito.
Obrigada pela relevante colaboração.
Saudações.
Luziane
[…] Falar em petição inicial é de logo assimilar algo com o silogismo. “Isso equivale ao raciocínio mediante o qual da posição de duas coisas, decorre a outra, tão só pelo fato de terem sido postas” (Aristóteles) […]
[…] à terceira. Esse raciocínio é alcançado por meio das premissas. Essas são subdivididas em premissa maior, premissa menor e a conclusão. Toda essa lógica deve ser empregada quando da elaboração da […]