Afinal, ser advogado ou concurseiro ? VÍDEO

17 935
Não deixe de avaliar
  • 5/5
  • 1 rating
1 ratingX
1 2 3 4 5
0% 0% 0% 0% 100%

Já se decidiu? Advogar ou ser concurseiro ?

É com certa frequência que recebo e-mails de colegas advogados, recém formados, e até mesmo de acadêmicos de Direito, estagiários, fazendo-me questionamentos tais quais: “Como ser um bom advogado”, “Como conquistar clientes na advocacia criminal ou trabalhista”, enfim, “Como ser um advogado bem sucedido’, etc 

Diante disso, resolvi gravar esse vídeo. Aqui, faço considerações com o propósito de melhor esclarecer o colega advogado, nomeadamente a superarem as barreiras a serem enfrentadas no início de sua carreira.

Um outro motivo que me levou a gravar este vídeo: “Fazer concurso X Advogar

Comumente, também tenho visto inúmeros colegas enfrentando o conhecido dilema: Devo prestar concurso ou ser um advogado ? É dizer, é mais conveniente levar uma vida de concurseiro ou me arriscar no exercício da advocacia ? 

Veja também

 

Faz sentido o questionamento.

Infelizmente, hoje, os acadêmicos são preparados a enfrentar (e somente isso) o temido Exame de Ordem. Ultrapassado esse obstáculo, o noviço esbarra com a falta de clientes; o despreparo técnico para se defrontar com outros colegas, por vezes mais preparados; a desmotivação, etc

Baixar 20 petições gratuitamente

São inúmeras as dificuldades. Resulta disso, com razão, o questionamento: devo continuar na advocacia ou prestar um concurso para “garantir o meu futuro”? 

E há uma agravante em desfavor do eventual desejo do novo advogado tentar seguir na carreira: diante da fragilidade emocional que o mesmo se encontra, esse, por isso, é facilmente atingido pelo número sem fim de publicidade, apontando como sendo o caminho único do concurso como a saída para todos os males. Pode até ser, mas essa assertiva deve ser vista com cuidado.

É incomum, salvo algumas notícias advindas de imprensa imparcial, que os cursinhos preparatórios destaquem observações com respeito aos frequentes infortúnios que enfrentaram os concurseiros.

Não lhes são ditos, por exemplo, um montante aproximado de gastos financeiros que os mesmos terá por cada vez que se dispuser a fazer concursos (afinal, obviamente que um número aproximado é possível obter, sobretudo pelo universo de alunos que podem prestar essas informações). Não dizem, muito menos, que aquele montante de remuneração, destacado no edital, será reduzido em face da incidência da alíquota do Imposto de Renda, de regra bem elevada. Não se observa, ademais, a grande possibilidade do concurseiro, se aprovado for, ter que residir em uma outra cidade ou Estado, especialmente com o reflexo emocional de morar longe de seus familiares.

Enfim, nesse vídeo procuro fazer observações aos colegas advogados das vantagens de advogar, maiormente enfocando a real possibilidade de existir uma prosperidade profissional, obviamente resultando em bons ganhos financeiros.

 

Duração: 1 h 51 min 46 s

                                        Assine nosso Plano Pro e ganhe acesso a vários vídeos e petições.

 

17 Comentários
  1. MIlene di Brockmann Usuário diz

    Como gostaria de ter assistido esta palestra quando comecei a advogar! Obrigada Dr. Alberto.

    1. Alberto Bezerra Usuário diz

      Sim, muito grato. Forte abraço Milene.

  2. Érika Usuário diz

    Excelente vídeo professor. Interessante assisti-lo somente agora, pois acabei de tomar uma atitude muito séria em minha área profissional e suas ideias só a corroboraram. Muito bom!

    1. Alberto Bezerra Usuário diz

      Obrigado, Érika. Sempre postando novas dicas por aqui. Forte abraço.

  3. Franciele Usuário diz

    Dr. Alberto obrigada por sua disponibilidade e desprendimento em compartilhar sua vasta experiência prática. Isso é o seu ouro e em muito me orientou e contribuiu. Sou uma jovem advogada galgando espaço cerca de 4 anos e ainda por vezes me sinto desanimada com o retorno financeiro inobstante amar o que faço e o faço com muito zelo. Fico muito feliz em ver que estou no caminho certo. Grata pelo estímulo e fazer-me perceber de maneira tão simples que está dando certo. Mais uma vez muito obrigada.

    1. Alberto Bezerra Usuário diz

      Muita gentileza de sua parte. Fico feliz e muito agradecido. Um forte abraço.

  4. João Luís Fróes Usuário diz

    Boa tarde Professor Alberto Bezerra,

    As peças que disponibilizas na internet tem sido de grande valia. Seus ensinamentos através dos vídeos postados, para quem Advoga em carreira solo como eu, são excelentes.

    O senhor tem passado didaticamente, muitos e valiosos detalhes, nos adiantando a prática de anos nos tribunais e isto não tem preço, reconheço.

    Penso que estas prestando um serviço relevante para nossa classe. És um visionário, praticas a solidariedade focada na multiplicação do conhecimento (Expertise).

    1/@braço e obrigado pelas dicas!

    Fróes | Canoas/RS

    1. Alberto Bezerra Usuário diz

      Muito grato, João. Um grande abraço. Até a próxima dica.

  5. ANTONIO MANOEL PEREIRA DA SILVA Usuário diz

    Boa noite doutor! Sou advogado há alguns anos e ainda assim, sinto a necessidade de aprendizado constante, Me incluo dentre os colegas, que admiram sua grande capacidade para ensinar.Gostaria de sugerir ,que o senhor elabore um curso de prática nas audiências , grave algumas delas em diversas áreas, sobretudo,família,cível,criminal e trabalhista, na fase de instrução e julgamento, inclusive debates,para que todos possamos melhorar a nossa qualidade técnica através de seus valiosos e maravilhosos ensinamentos.Muito obrigado por tudo.Parabéns.Uma ótima noite,um ótimo ano e uma ótima vida para o doutor e que ela seja repleta de saúde,paz e prosperidade. Jesus Cristo o abençõe e a toda a sua família. Parabéns.

  6. Luis Carlos Moreira Santos Usuário diz

    Uma única palavra para descrever essas dicas e sugestões: ESPETACULAR!

    Professor, muito obrigado!

  7. valtemí florencio da costa Usuário diz

    Vivenciei os problemas dos colegas. Aqui vai uma dica, sugestão, conselho, etc. Dominem a área que escolherem para atuar, seja o melhor. Assim teremos confiança naquilo que propuzer-mos a enfrentar, sem medo, só confiança, esta é que nos dá a garantia de irmos em frente, sempre…….

    1. Alberto Bezerra Usuário diz

      Exatamente isso, Valtemí. Um abraço.

  8. Juliana Braga Usuário diz

    Muito bom! Obrigada!

  9. Fernando Alves Usuário diz

    O que dizer? São fantásticos e espetaculares como sempre seus videos. Obrigado por nos ajudar, você não tem idéia do que seus ensinamentos fazem por nós. Muito obrigado de coração.
    abs

    1. Alberto Bezerra Usuário diz

      Obrigado, Fernando. Um grande abraço.

  10. Lílian Usuário diz

    O senhor tem sido um anjo em minha vida!!! Que o seu caminho continue a ser iluminado pelo Grande Pai Celestial, pois você com toda essa gentileza em repassar o lado prático da advocacia tem contribuído grandemente para melhora da qualidade de meus estudos!!! Em meio a tantas pessoas egoístas e mesquinhas, eis que me surge você, sempre disposto a nos ajudar! Meu caro, um forte abraço!! Continue sempre assim!!!!

    1. Alberto Bezerra Usuário diz

      Muito obrigado, Lilian. Deus abençoe todos nós. Um forte abraço. Até a próxima dica. Grato pelas palavras que me foram direcionadas.

  11. […] bem, muitos colegas advogados iniciantes simplesmente vão à audiência sem nada (ou mesmo pouco) conhecer do processo. E, na verdade, […]

Deixe uma resposta